quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projetos

Sala de Leitura e Brinquedoteca

Mundo dos Pequenos





Apresentação: O Projeto "Conta Comigo!" é uma iniciativa da gestora e coordenadora pedagógica da Creche Municipal Rachel Francisca Carneiro da Silva para adequar a prática pedagógica desta unidade escolar aos objetivos do plano de trabalho educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o currículo da Educação Infantil.



Objetivos: Articular os eixos temáticos Contos e Jogos do plano pedagógico da Semed a partir do incentivo à leitura, com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades e competências.


Metodologia: Utilizar a sala de leitura e brinquedoteca como recursos para despertar o interesse pela leitura e de socializar as crianças a partir do compartilhamento de regras.








SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO




DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL




DIVISÃO DE CRECHE










Tema: Assim se forma a identidade

Subtema: Estimulando e facilitando a autonomia da criança










“A criança, como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...“







Introdução:

É importante o respeito à diversidade e a individualidade das crianças, que nessa etapa, apresentam diferenciações significativas entre o tempo biológico ( a hora do descanso, lanche, etc) o tempo psicológico ( que marca a individualidade, a singularidade, a história de vida pessoal ) e o tempo cronológico ( aquele do relógio, da hora marcada. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança como seu meio social.
A Creche é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e do outros.







Justificativa





Por toda a vida, o ser humano vai aprendendo a reconhecer o próprio corpo, seus limites suas particularidades seus desejos e seus impulsos. A tarefa começa no nascimento e se intensifica na educação infantil .
Nas atividades de cuidados como banho e higiene bucal, os bebês podem ser estimulados a descobrir os próprios pertences, como sabonetes, toalhas e escovas de dentes.
A nomeação dos objetos também ajuda na lição de identidade. É muito cedo para alfabetizar os pequenos, mas destacar na sala e nos abjetos as inicias de cada criança é uma maneira de introduzir o mundo das letras, mostrando, em situações reais de uso, a língua escrita.
Além dos objetos de uso pessoal, há outros que revelam gastos e desejos. Desde pequenos, os bebês demonstram preferencias em diferentes situações; na maneira se serem carregados no colo, nos modelos de mamadeira e na escolha dos brinquedos e dos alimentos.




Objetivos:

·Interagir e relacionar-se por meio de fatos;
·
·perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
·Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto individuo.

Procedimentos:

·Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação das crianças.
· Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, etc.
·Fazer um desenho de corpo inteiro, e separe, pernas, braços para as crianças pintarem e expor no varal.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, é interessante que o professor proporcione momentos com jogos para que melhor se desenvolva a função simbólica das crianças. Assim, brincadeiras de asinhas representações de papéis como o de pai, mãe, bebê, filho, professora... são sempre muito bem vindas.
A organização do baú com roupas e adereço da um toque fantástico no desenvolvimento dessa atividade.

Material necessário:

·Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras realizando atividades que gosta sozinhas e juntos de seus colegas na escola;
·Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa, podem ser pintadas, ou forradas;
·Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes om janelinhas.

Desenvolvimento das atividades:

1- Numa roda, distribuir caixinhas surpresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem
2-Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: cadê a Luísa, a Luísa onde é q/ está? Cada um leva a sua foto ao cartaz da creche.

3-Fazer um cartaz de pregas representando a creche e outro representando a creche e outro representando a creche e outro representando a casa. Disponibilizando as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no inicio do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente á creche.

4- Tirar fotos das crianças na creche, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.

Avaliação:

É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário